top of page

ENSUBA- Down
I Encontro do Sudoeste da Bahia sobre síndrome de Down
De 01 a 03 de Junho, em Vitória da Conquista-BA

VIVÊNCIA DE BRINCADEIRA COM SUCATA
Objetivo: O foco desta atividade é a criação de um espaço/momento no qual educadores, pais e demais profissionais que atuam com crianças possam vivenciar a atividade do brincar, tendo a sucata como suporte. A proposta (integrante de um projeto de extensão da UESB) tem caráter educativo, social e cultural, como possibilidade de criação para os participantes, ressalta as interações sociais e potencializa o desenvolvimento de cada sujeito dentro do grupo, na medida em que considera as brincadeiras já conhecidas dos participantes e a (re)criação a partir do material disponível e das relações estabelecidas no momento da vivência.
Público Alvo: Pais, profissionais e estudantes.
Responsável: Carmem Virgínia Moraes da Silva, Psicóloga com mestrado em Psicologia e doutorado em Educação e Contemporaneidade; coordena o Colegiado do Curso de Psicologia da UESB e o Grupo de Pesquisas e Estudos Infância e Educação Infantil (UESB).
Oficina: PEDIASUIT APLICADO A CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Objetivo Geral da Oficina: Mostrar os benefícios que o protocolo PediSuit pode proporcionar aos portadores de síndrome de down e orientar a família sobre posicionamento, exercícios domiciliares e órteses.
Público Alvo: Pais de crianças com síndrome de down.
Responsável: Anita Herminia Aguiar Dinizio, CREFITO 217221-F, ABRAPPPE 1733. Especialista em Fisioterapia Hospitalar com ênfase em Emergência. Com cursos extracurriculares em Estimulação Precoce e Neuropediatria. Fisioterapeuta da Hope Reabilitação (PediaSuit) e representante da Orto4Kids.
Oficina: Terapia e atividades assistidas por equinos.
Objetivo: Proporcionar conceitos teóricos e práticos sobre a terapia assistida com equinos, suas aplicações, exigências, benefícios e técnicas dos atendimentos.
Público alvo: Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e equitação.
Responsável: Jamara sousa Dutra, formada pela Faculdade de Tecnologia e Ciências(FTC), especialista em dermatofuncional pela Faculdade Rui Barbosa e capacitada em equoterapia pela ANDE Brasil. Atualmente trabalha na coordenação da Conquista Equoterapia.
Oficina: Mitos e verdades sobre comportamentos na Síndrome de Down.
Objetivo: Discutir sobre o comportamento humano, as características da Sindrome de Down, as habilidades socias e desenvolver estratégias para lidar de forma adequada aos comportamentos.
Público alvo: Pais e profissionais da educação e saúde.
Responsáveis: Cleiliany Araújo, graduada pela Universidade Federal da Bahia, Campus Anisio Teixeira. Pós graduanda em Atenção Psicossocial no Sus e Suas - Unigrad. Psicóloga do serviço de Psicologia da Associação Conquista Down em 2016. Atualmente trabalha com promoção de saúde pot meio de ações educativas; Patricia Serra, formada pela Universidade Federal da Bahia, Campus Anisio Teixeira, pós graduanda em Avaliação Psicologica na Unigrad, Psicologa da Associação Conquista Down e Psicologa Clinica de criança e adolescente; Ana Cristina Vieira Cardoso, Psicologa da associação Conquista Down em 2016, Psicóloga pela facukdade Juvencio Terra, professora e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Maurício de Nassau e Psicologa Clinica, atuando com Teacch e Pecs.
Oficina: MEDIAÇÕES DOCENTES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE CRIANÇAS COM DI.
Objetivos: a oficina tem como objetivos: a)explicitar o papel dos professores enquanto mediadores da relações interpessoais de crianças com DI com seus pares sem esta condição e com os demais adultos educadores de escolas inclusivas; b) exercitar competências necessárias para a referida ação mediadora.
Público alvo: profissionais da educação que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, graduandos de pedagogia e de psicologia.
Responsável: Selma Norberto Matos. Psicóloga CRP 03/01126. Mestra em Educação Especial. Docente na UESB das disciplinas Educação Inclusiva; Psicologia e Pessoas com NEE; Psicologia I. Coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI).
Oficina: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FAVORECEM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Objetivos: a oficina tem como objetivo discutir bases teóricas que fomentam os métodos de alfabetização em uma perspectiva histórica, bem como levantar as características presentes no desenvolvimento da criança com síndrome de Down que podem influenciar o processo de alfabetização. Serão apresentadas práticas pedagógicas alfabetizadoras que aliadas às diferentes estratégias favorecem o processo de aquisição da leitura e escrita e podem ser auxiliadoras no processo de inclusão escolar.
Público alvo: profissionais que atuem no processo de alfabetização de pessoas com síndrome de Down, seja na sala de recursos ou na sala regular; psicopedagogos; pais; graduandos do curso de Pedagogia.
Responsáveis: Giulia Castellani Boaretto
Mestranda em Linguística (UESB)/Pedagoga (UESB)/ Membro do grupo Fala Down (UESB/LAPEN) e Maria de Lourdes Souza Vasconcelos. (Magistério/ Professora da rede regular de ensino. Alfabetizadora há 31 anos, com experiência também no processo de alfabetização de crianças com Síndrome de Down).
Oficina: Atendimento Educacional Especializado para Alun@s com Síndrome de Down
Objetivo: Informar como o Atendimento ao Alun@ com Síndrome de Down, matriculado no Ensino Regular, acontece no contexto da Sala de Recursos Multifuncionais .A oficina abordará questões relativas ao Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica regulamentada pelo Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008 (MEC), que institui as Diretrizes Operacionais da Educação Especial.
Público alvo: Professores e outros profissionais que atuam com pessoas com Síndrome de Down
Responsável: Profº Dilma do Carmo Brito.

Atenção!
O número limite de inscritos por oficina é 20.
Oficina: Alimentação na Síndrome de Down
Objetivo: Informar como os alimentos que favorecem uma melhor qualidade de vida para pessoas com Síndrome de Down podem ser inseridos na alimentação de forma prática.
Público alvo: cuidadores, estudantes e profissionais de saúde.
Responsável: Nutricionista Samantha Antunes do Nascimento Souza Pós graduada em nutrição clínica, Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Andro Hospital Urológico.
Oficina: Atendimento Educacional Especializado para Alun@s com Síndrome de Down
Objetivo: Informar como o Atendimento ao Alun@ com Síndrome de Down, matriculado no Ensino Regular, acontece no contexto da Sala de Recursos Multifuncionais .A oficina abordará questões relativas ao Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica regulamentada pelo Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008 (MEC), que institui as Diretrizes Operacionais da Educação Especial.
Público alvo: Professores e outros profissionais que atuam com pessoas com Síndrome de Down
Responsável: Dilma do Carmo Brito, pedagoga e professora do Atendimento Educacional Especializado.
bottom of page